5 remédios naturais caseiros para intoxicação alimentar



Se você nunca se intoxicou por causa de um alimento, provavelmente conhece alguém que já tenha sofrido com esse problema.

De fato, a intoxicação alimentar é uma doença bastante comum, que afeta milhões de pessoas todos os anos.

A intoxicação alimentar é uma doença causada pela ingestão de alimentos que contém organismos prejudiciais ao nosso corpo, como bactérias, parasitas e vírus.

Além de passar pelo desconforto dos sintomas como náuseas, vômitos, diarréia e dor abdominal, em geral, o quadro pode levar 8 dias para melhorar.

Para aliviar esses desagradáveis sintomas, existem alguns remédios naturais que podem ser muito eficazes.

Gengibre

O gengibre já vem sido utilizado há muito tempo como remédio para digestão, principalmente para os casos de náuseas e enjôos.

Além disso, ele é usado nos casos de vômitos, sintoma comum em pessoas com intoxicação alimentar.

Você pode preparar um chá de gengibre para aliviar os sintomas, bastando ferver um copo de água com uma colher de chá de gengibre ralado.

Uma outra forma seria consumir o gengibre cru, em fatias.

Vinagre de Maçã

Apesar de ser bastante ácido, quando o vinagre de maçã é metabolizado em nosso organismo, ele tem um efeito alcalino, que pode aliviar muitos dos sintomas causados pela intoxicação.

O vinagre de maçã orgânico não filtrado também possui propriedades que podem matar as bactérias e trazer alívio.


Uma forma de obter seus benefícios, misture 2 colheres de sopa de vinagre de maçã em um copo de água em temperatura ambiente. Beba essa mistura antes das refeições.

Manjericão

Nos quadros de intoxicação alimentar, é muito comum sentirmos desconforto abdominal.

O manjericão é muito benéfico para trazer alívio para essas dores, além de ajudar o organismo a combater os microorganismos causadores da intoxicação.

Você pode beber o suco feito à partir das folhas de manjericão, com uma colher de sopa de mel, várias vezes ao dia.

Outra forma é adicionar algumas gotas do óleo de manjericão em quatro copos de água e beber a mistura vagarosamente, várias vezes durante o dia.

Carvão Ativado

Um bom remédio para intoxicação alimentar é o carvão vegetal porque ele atua inibindo a absorção gastrointestinal das toxinas responsáveis pela intoxicação alimentar, ajudando a aliviar os sintomas.

Você pode consumi-lo em pó misturado com água ou em cápsulas.

Alho

O alho também é um potente remédio natural para a intoxicação alimentar, principalmente por causa de suas propriedades que combatem certos tipos de vírus, fungos e bactérias.

O alho também pode ajudar a aliviar sintomas como a diarréia e as dores abdominais.

Uma boa forma de usar o alho para essa finalidade é fazendo um chá, adicionando 1 dente de alho em um copo de água fervida.

Deixe a água curtir por alguns minutos, até ficar em temperatura ideal para beber.

Coloque 1 colher de sopa de mel e beba o chá.

É importante notar que se você estiver com febre muito alta, dores abdominais severas ou vomitando muito, procurar um médico é o melhor curso de ação.



Comentar

two × five =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.