Aprenda como fazer água sanitária caseira



Fazer água sanitária em casa é muito mais fácil do que você possa imaginar e, além disso, é uma forma mais barata do que comprar o produto pronto diretamente no mercado. Por isso, separamos um passo a passo especial para você testar na sua casa.

Antes de lhe apresentar a preparação da mistura, vale mencionar que é importante garantir a sua proteção quando se trata de produtos químicos. Para isso basta apenas usar uma luva de borracha, óculos transparentes e uma máscara simples que proteja seu nariz e sua boca.

Como fazer água sanitária?

A água sanitária é conhecida por diferentes termos dentre cada Estado brasileiro como, por exemplo, “cândida” e “Q-Boa”. Fazer água sanitária em casa é muito fácil, rápido e barato. Veja abaixo como!

Ingredientes:

  • Hipoclorito de sódio: 1 litro;
  • Água: 6 litros.

Sim, somente isso. Fácil, não?


O hipoclorito de sódio pode ser encontrado à venda em atacados de produtos de limpeza, empresas voltadas para o comércio de piscinas, ou lojas de materiais de construção e decoração. O produto deve obter uma concentração de 10% a 13%, e ao prepararmos a mistura obteremos uma concentração de 2%, que é a ideal para limpezas domésticas.

Modo de preparo:

1. Em um recipiente de plástico, mantenha os 6 litros de água e então acrescente 1 litro de hipoclorito de sódio vagarosamente.

2. Depois mexa bem o produto durante 3 minutos com o auxílio de uma colher ou outro objeto de sua escolha. E está pronta a água sanitária caseira!

3. Agora basta transportá-la para uma garrafa plástica que você tenha em sua casa, e é muito importante que não seja transparente, pois a luz que incide no produto reduz sua vida útil. Por isso, se quiser, utilize uma garrafa velha vazia de água sanitária que você tenha sobrando em casa e guarde-a em um ambiente afastado da iluminação.



Comentar

12 + five =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.