Cerveja engorda ou emagrece?



Quem nunca tomou aquela famosa cervejinha no final de semana que atire a primeira pedra! Porém quando acaba o final de semana vem aquela preocupação de ter acabado com a dieta tão sofrida durante os dias semanais. Então, para acabar de vez com essa preocupação, confira se a cerveja engorda ou não.

Afinal, cerveja engorda mesmo?

Como qualquer bebida calórica, cerveja engorda apenas se consumida em excesso, pois é a quantidade exagerada que é responsável pela famosa “barriguinha”. O gás presente nela promove a sensação de inchaço, assim como qualquer bebida gaseificada.

O médico francês Gérard Mégret diz que a cerveja não engorda e quem a consome com moderação – até dois copos por dia – tende a beliscar menos entre as refeições e sente menos vontade de comer alimentos calóricos.

Complementando esse pensamento, uma pesquisa realizada por centros de estudo dinamarqueses afirma que a cerveja aumenta a circunferência do abdômen quando se bebe mais de cinco copos de cerveja todos os dias da semana, não havendo problemas de ordem calórica abaixo dessa quantidade.

Logo, se a cerveja não for consumida em quantidades exageradas, ela não engorda e pode até ser benéfica para o organismo. Para isso, prefira as que são feitas de malte e não de milho, como as mais comuns.

Cerveja engorda mais que refrigerante?

Não! Se consumida com moderação, a cerveja é muito mais saudável que o refrigerante. O refrigerante é uma bebida altamente calórica, possuindo o equivalente a 140 calorias e cerca de 37 gramas de carboidratos em uma latinha de 350 ml. Esses números são equivalentes a 3 fatias de pão de forma!


No caso dos refrigerantes “diet”, eles só têm quantidade reduzida de açúcares, mas todo o resto de substâncias perigosas e prejudiciais continuam lá. Para completar, quem consome refrigerante regularmente torna-se mais suscetível a ataques cardíacos e acidente vascular cerebral, além de aumentar as probabilidades de desenvolver diabetes ou obesidade.

O que engorda mais: cerveja ou vinho?

Essa dúvida é válida, já que as duas são bebidas alcoólicas e fermentadas. Se falarmos de calorias, o vinho tem mais! A cerveja possui de 148 a 156 calorias em uma copo de 355 ml, enquanto o vinho possui de 278,3 a 287,5 calorias, para a mesma quantidade.

Porém vale lembrar que a quantidade normal ingerida das duas bebidas costuma ser diferente. Enquanto a taça padrão de vinho tem 150 ml (o que significaria cerca de 120 calorias), a lata de cerveja vendida nos supermercados tem 350 ml e dificilmente toma-se só uma.

Então, lembre-se sempre que engordar ou emagrecer é sempre uma questão de quantidades. A moderação também é vital para o consumo de bebidas alcoólicas, então aproveite, mas sem exageros!



Comentar

2 × five =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.