Entenda porque ficar muito tempo sentado no trabalho faz mal



Veja como combater o sedentarismo

Você passa muito tempo trabalhando?

A maior parte do seu trabalho você realiza sentado, em frente ao computador?

Então saiba que o hábito de ficar sentado por muitas horas, pode acarretar problemas como:

  • Problemas na coluna (lombar) e dores nas costas;
  • Doenças cardíacas;
  • Aumento de peso e obesidade.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, pessoas que trabalham sentadas o dia todo, apresentam uma taxa de sedentarismo maior do que quem é aposentado.

Com uma jornada de trabalho que às vezes, ultrapassa até as 8 horas diárias, acabamos por passar mais tempo sentados do que um idoso de com mais de 70 anos.

Podemos imaginar que um idoso que passe o dia sentado em frente à televisão seja menos ativo que um trabalhador de escritório não é?

Nada mais longe da verdade.


Homens de meia idade passam cerca de meia hora a mais sentados todos os dias de semana, enquanto as mulheres com menos de 45 anos ficam apenas seis minutos a menos sentadas.

Evite o sedentarismo no trabalho

Ficar mais de 10 horas por dia sentado numa cadeira de escritório pode causar danos sérios à saúde. Mas, algumas medidas simples podem minimizar ou até mesmo afastar a possibilidade de doença mais séria.

Siga os passos:

1. Evite ficar o tempo todo sentado. Você pode colocar avisos em seu computador para lembrá-lo de levantar e fazer exercícios, como alongamentos.

2. Se o lugar em que você trabalha for grande, você pode dar pequenas caminhadas, como subir ou descer um andar para ir ao banheiro ou até mesmo, alongar-se nos corredores.

3. Aproveite as pausas para tomar água ou café, mas sempre de pé.

4. Levantar-se para conversar com um colega de trabalho, além de aumentar sua sociabilidade, pode ser bastante funcional.

5. Procure lugares para almoçar que sejam mais distantes do seu local de trabalho. Assim, você vai poder dar aquela mexida no corpo sem alterar a rotina.

6. Sempre que puder, evite o elevador e vá de escada, principalmente se você trabalha até o quarto andar de um prédio.

Com essas dicas práticas e fáceis de serem adotadas você combater o sedentarismo diário sem nem precisar ir à uma academia.



Comentar

11 + nine =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.